A contagem do Omer

Pense antes de agir, as recompensas são em dobro

Há alEm sua coluna semanal Yated Ne’eman, o rabino Shmuel Baruch Genuth explicou o poder que o pensamento e o foco podem ter em nossas ações e mitzvot.

“Um estudo fascinante publicado recentemente nos mostra algo poderoso”, escreve o Rabino Genuth. “Os pesquisadores acompanharam 80 camareiras e funcionários de limpeza de um hotel. 40 trabalhadores foram para uma sala onde instrutores de fitness lhes disseram que seu trabalho físico árduo os ajudaria a manter a boa forma física. O esforço físico de limpar dezenas de quartos por dia levará a uma melhora significativa em sua saúde, como redução de calorias, resistência cardiopulmonar e diminuição da pressão arterial. O segundo grupo de 40 trabalhadores não ouviu essas informações. Os fatos não foram explicados a eles.”

“Um mês depois, todos os 80 trabalhadores da limpeza foram examinados, e descobriu-se que os 40 trabalhadores que ouviram que seu trabalho estava ajudando a melhorar sua saúde realmente melhoraram a pressão arterial e a saúde, enquanto os outros 40 trabalhadores do hotel que não receberam essa informação não apresentaram nenhuma melhora significativa.

“Os pesquisadores chegaram a uma conclusão simples: Duas pessoas podem fazer a mesma coisa, mas colocar intenção e pensamento em uma tarefa pode mudar tudo, não apenas emocionalmente, mas também fisicamente”, explica Rabi Genuth.

O rabino Genuth cita a Mishná Berurá em Hilchot Shabat: “Ao comprar comida para o Shabat, é bom dizer que tudo o que você compra é por causa do Shabat, porque a fala faz muito no reino da santidade”. Em outras palavras, dois judeus podem ir à loja e comprar a mesma lista de produtos. Ambos compraram challah, vinho e produtos para as refeições do Shabat. Mas um deles se concentrou e disse: “Estou comprando isso em honra ao sagrado sábado” e seu discurso fez um grande trabalho no reino da santidade. Por quê? Porque a intenção em seu ato mudou toda a compra.

O Rabino Genuth cita o Tratado de Shabat, que cita o versículo de Provérbios: “Ouçam o que eu vou dizer aos governadores”. A Gemara pergunta: “Por que as palavras da Torá são comparadas a um governador, para lhe dizer: assim como um governador pode matar ou dar vida, as palavras da Torá também podem matar ou dar vida. Como disse Rava, “aqueles que aprendem a Torá com a mão direita descobrirão que a Torá é um elixir da vida. Aqueles que

Pense antes de agir, as recompensas são em dobro Em sua coluna semanal Yated Ne’eman, o rabino Shmuel Baruch Genuth explicou o poder que o pensamento e o foco podem ter em nossas ações e mitzvot. “Um estudo fascinante publicado recentemente nos mostra algo poderoso”, escreve o Rabino Genuth. “Os pesquisadores acompanharam 80 camareiras e funcionários de limpeza de um hotel. 40 trabalhadores foram para uma sala onde instrutores de fitness lhes disseram que seu trabalho físico árduo os ajudaria a manter a boa forma física. O esforço físico de limpar dezenas de quartos por dia levará a uma melhora significativa em sua saúde, como redução de calorias, resistência cardiopulmonar e diminuição da pressão arterial. O segundo grupo de 40 trabalhadores não ouviu essas informações. Os fatos não foram explicados a eles.” “Um mês depois, todos os 80 trabalhadores da limpeza foram examinados, e descobriu-se que os 40 trabalhadores que ouviram que seu trabalho estava ajudando a melhorar sua saúde realmente melhoraram a pressão arterial e a saúde, enquanto os outros 40 trabalhadores do hotel que não receberam essa informação não apresentaram nenhuma melhora significativa. “Os pesquisadores chegaram a uma conclusão simples: Duas pessoas podem fazer a mesma coisa, mas colocar intenção e pensamento em uma tarefa pode mudar tudo, não apenas emocionalmente, mas também fisicamente”, explica Rabi Genuth. O rabino Genuth cita a Mishná Berurá em Hilchot Shabat: “Ao comprar comida para o Shabat, é bom dizer que tudo o que você compra é por causa do Shabat, porque a fala faz muito no reino da santidade”. Em outras palavras, dois judeus podem ir à loja e comprar a mesma lista de produtos. Ambos compraram challah, vinho e produtos para as refeições do Shabat. Mas um deles se concentrou e disse: “Estou comprando isso em honra ao sagrado sábado” e seu discurso fez um grande trabalho no reino da santidade. Por quê? Porque a intenção em seu ato mudou toda a compra. O Rabino Genuth cita o Tratado de Shabat, que cita o versículo de Provérbios: “Ouçam o que eu vou dizer aos governadores”. A Gemara pergunta: “Por que as palavras da Torá são comparadas a um governador, para lhe dizer: assim como um governador pode matar ou dar vida, as palavras da Torá também podem matar ou dar vida. Como disse Rava, “aqueles que aprendem a Torá com a mão direita descobrirão que a Torá é um elixir da vida. Aqueles que

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo